Atual Salão Paroquial de Apodi

Casarão que era localizado na Rua N. Sra. da Conceiçao. Foi demolido no ano de 1990 para a construção do atual Salão Paroquial de Apodi, ao lado da Casa Proquial.

3 comentários:

Marcos pinto disse...

Este casarão senhorial teve como primeiro proprietário o Coronel JOÃO JÁZIMO DE OLIVEIRA PINTO(26.08.1855/30.03.1927). Foi herdado por sua sobrinha-neta e filha adotiva MARIA SALOMÉ DIÓGENES PINTO,casada com o Coronel FRANCISCO FERREIRA PINTO. Por falecimento deste casal,passou a pertencer ao Sr. JOÃO PINTO, Ex-Prefeito de Apodi(31.01.1958/31.03.1063)que residiu neste casarão durante muitos anos. Quando mudou sua residência para Mossoró, João Pinto (Pai de Dr.Alcivan Pinto) vendeu-a à Paróquia de Apodi. Frequentei muito este casarão,como sócio da saudosa ARJA -ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DOS JOVENS APODIENSES(1968-1972)cria-
da pelo abnegado e profícuo Padre PEDRO NEEFS,cuja Associação tinha como objetivo proporcionar lazer e divertimento aos jovens paroquianos, tão carentes de interatividade social naquela época. Foi mais um dos expoentes arquitetônicos demolidos para implantação da tal modernidade imobiliária. E assim a história vai desaparecendo sob a poeira das demolições.

Briel disse...

Será que não poderiam ter reformado a parte interna e mantido a fachada externa? Aqui em Natal, o IFRN reformou um prédio antigo na Av. Rio Branco mantendo toda sua arquitetura e funciona perfeitamente como escola de arte. Estive no ano passado em Recife e fui visitar o "Recife Antigo", lá se encontra um dos maiores centros de tecnologia do Nordeste e todos os prédios mantêm sua arquitetura original, lá é proibido demolir. Enquanto isso em Apodi...

Marcos pinto disse...

JOÃO PINTO era filho legítimo do Coronel FRANCISCO FERREIRA PINTO e dona MARIA SALOMÉ DIÓGENES PINTO. Era casado com dona CESARINA DE OLIVEIRA PINTO, com uma prole de 12 filhos.

Postar um comentário