CASA DO CEL. FRANCISCO PINTO.




O seu imensurável valor histórico reside no fato de ainda conservar seus traços arquitetônicos originais, de estilo neocolonial.
Foi edificado no ano de 1920 na ate então Rua da Matriz do lado do poente, atual Rua N. Senhora da Conceição, em terreno doado pelo Cel. João Jázimo de Oliveira Pinto, primo e sogro do Cel. Francisco Pinto.
Nesta venerada casa ocorreu o trágico e covarde assassinato do Cel. Francisco Pinto, as 20h30minhoras do dia 02 de maio de 1934, por tiro certeiro disparado pelo celerado Roldão Frutuoso de Oliveira, vulgo Roldão Maia, que fora contratado para esta nefanda empreitada pelos virulentos e truculentos Srs. Luís Ferreira Leite e Tilon Gurgel.

Casa e casarões que fizeram a historia de Apodi, Marcos Pinto, Coleção (AAPOL).
 Fundação Geraldo Ferreira Pinto.

2 comentários:

Marcos pinto disse...

A denominação de Vila Lourdes foi uma homenagem feita pelo Coronel FRANCISCO PINTO à sua filha MARIA DE LOURDES DIÓGENES PINTO,que veio a casar com o Sr. SOLON, e foram pais de Maria das Graças e Maria, casada com Tota, irmão de Lourdinha de Tião Pinto,Sancler, Ledo, filhos de Sêo Dioclécio Almeida, conhecido como Sêo Dioclécio do sabão,posto que tinha uma fábrica de sabão.

Flávio José disse...

Quero parabenizar a idéia de utilizar o blog como veículo de informação sobre antiguidades. Vivemos em um país do esquecimento e um estado que não preserva sua memória. Percebí pelas ruas da cidade que há uma ausência de construções antigas na cidade, com raros destaques para algumas casas que ainda conservam a fachada original.É hora de priorizar a cultura da conservação dos elementos da arte no interior para exemplificar os que vivem na capital.

Postar um comentário