CASA DO CEL. FRANCISCO PINTO.




O seu imensurável valor histórico reside no fato de ainda conservar seus traços arquitetônicos originais, de estilo neocolonial.
Foi edificado no ano de 1920 na ate então Rua da Matriz do lado do poente, atual Rua N. Senhora da Conceição, em terreno doado pelo Cel. João Jázimo de Oliveira Pinto, primo e sogro do Cel. Francisco Pinto.
Nesta venerada casa ocorreu o trágico e covarde assassinato do Cel. Francisco Pinto, as 20h30minhoras do dia 02 de maio de 1934, por tiro certeiro disparado pelo celerado Roldão Frutuoso de Oliveira, vulgo Roldão Maia, que fora contratado para esta nefanda empreitada pelos virulentos e truculentos Srs. Luís Ferreira Leite e Tilon Gurgel.

Casa e casarões que fizeram a historia de Apodi, Marcos Pinto, Coleção (AAPOL).
 Fundação Geraldo Ferreira Pinto.

Atual Salão Paroquial de Apodi

Casarão que era localizado na Rua N. Sra. da Conceiçao. Foi demolido no ano de 1990 para a construção do atual Salão Paroquial de Apodi, ao lado da Casa Proquial.

PARABÉNS, APODIANTIGUIDADES !


 Hoje, 27 de setembro do corrente ano é aniversário de um ano de existência do  Blog Apodiantiguidades. Nessa linha do tempo, enfocou-se principalmente todas às caracterísitcas  históricas relacionadas ao Apodi, desde os semblantes marcados dos nossos munícipes ao contexto histórico. Em breve, traremos novas seções que possam abrilhantar ainda  mais a nossa  interatividade.

QUEM SÃO ESSES NA FOTO?

7 DE SETEMBRO DE 1973

Está se aproximando o dia 07 de setembro. É a data magna do Brasil. É o momento de celebração do dia cívico mais importante da sua história.  Foi pensando nesta data que o Blog Apodi Antiguidades, trouxe hoje uma fotografia mostrando o desfile de sete de setembro no ano de 1973. O desfile contava com a presença de todas as escolas do município e políticos da época. O desfile teve inicio em frente à Escola Antônio Dantas, prosseguindo na Rua São João Batista.

QUEM SÃO ESSES NA FOTO?